A cada dia vem se tornando mais importante que durante a fabricação dos cosméticos não seja considerado apenas o conteúdo do produto, mas também seu design. Tornar esses produtos acessíveis e inclusivos para pessoas com mobilidade reduzida e limitações abrem portas e um maior conforto para elas, podendo também levar mais visibilidade as marcas.
Pensando na inclusão de pessoas com limitações físicas, podemos visibilizar a marca Rare Beauty criada pela cantora Selena Gomes, a mesma trouxe uma iniciativa de produtos bons e acessíveis a pessoas de mobilidade reduzida.
A cantora tem lúpus, e em momentos de crise ela perde parte da força de suas mãos, dificultando atividades que antes eram fáceis e rotineiras, pensando nisso a mesma idealizou e criou a marca Rare Beauty. A marca traz embalagens com pontas arredondas que facilitam na hora de sua abertura, as paletas contam com fecho de ímã dispensam o uso de esforço físico.
A cofundadora na BeautyBlender Veronica Lorenz, também se viu em uma situação de mudança e adaptabilidade após passar por uma cirurgia para retirar um tumor benigno de sua coluna e perder parte da movimentação de suas mãos, apesar das dificuldades a mesma continuou persistindo no desejo de se maquiar. Após diversos testes com borrachas de lojas, ela desenvolveu o The Vamp Stamp, um aliado para que as pessoas com mobilidade reduzida alcancem o delineado gatinho perfeito.
Pensando nas limitações das pessoas outra marca que vem desenvolvendo algo que promete ser revolucionário é a Lancôme, durante uma feira a marca apresentou HAPTA, um aparelho potencializado por inteligência artificial, funciona como estabilizador para ajudar nos movimentos dos braços e mãos, para ajudar e facilitar no momento da maquiagem.
Produtos inclusivos levam as pessoas com limitações a terem autonomia no seu dia a dia, passam diretamente aos mesmos uma mensagem de força, amor-próprio e valorização.
Espera-se que os produtos que já alcançam essa mensagem sejam inspirações para que cada dia mais marcas tomem iniciativas como essas.