Ao contrário de outras grandes empresas de cosméticos, como Natura e Avon, a O Boticário busca focar no modelo de franquia desde o inicio de sua atuação neste mercado. Em seus mais de 45 anos de atuação, o número de lojas cresceu exponencialmente e passou a incluir outras marcas sob seu guarda-chuva, como Quem disse, Berenice®️, Eudora e The Beauty Box. O Boticário se destaca como uma das organizações de maior sucesso, com mais de 3.600 lojas em todo o país.
A evolução de O Boticário de 1977 aos dias de hoje
O Boticário foi fundado em 1977 como uma pequena farmácia de medicamentos em São José dos Pinhais, mas seu fundador Miguel Krigsner sempre teve a intenção de desenvolver produtos e comercializar cosméticos.
A primeira franquia da rede apareceu 3 anos depois em 1980.
Em 1982 sua primeira fábrica foi inaugurada e a empresa continuou a crescer rapidamente.
Em 1985 é inaugurada a primeira loja da marca em Portugal e, em 1987, o grupo celebra a abertura da sua milésima loja. Um crescimento realmente impressionante!
A empresa foi eleita a melhor franqueada do Brasil pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e recebeu o título de melhor design de loja de shopping da América Latina pela International Shopping Center Association. Hoje, o Grupo O Boticário possui mais de 3.600 lojas em mais de 1.700 cidades do Brasil, e também administra Make B., Capricho, Intense, Quem disse, Berenice, The Beauty Box, Nativa Spa, Skinn e sua marca recém-adquirida, Vult Cosméticos, adquirido em 2018.
A empresa não é apenas uma marca que vende cosméticos criados e patenteados por terceiros, mas é dona de todo o processo de desenvolvimento de seus produtos.
O seu Laboratório de Biologia Molecular é um dos mais avançados do mundo no processamento de ingredientes naturais da biodiversidade brasileira e em estudos sobre fenômenos bioquímicos envolvidos no envelhecimento da pele.
O nome da marca é uma referência às suas origens. O termo “boticário” é uma antiga denominação para farmacêutico, e foi justamente pensando em homenagear os antigos profissionais da área que manipulavam receitas artesanalmente que Krigsner batizou a sua companhia como O Boticário.
Pensando em atender um público no qual a maioria é composta por mulheres em busca de soluções de beleza naturais, a marca se esforça em transmitir uma sensação de leveza, qualidade e frescor em seus produtos, algo que mescle o clima tropical do país com o perfil único da mulher brasileira.
Todo esse cuidado no desenvolvimento dos produtos agrega um enorme valor a eles e à marca, além de provar ao cliente que a empresa está realmente comprometida em entregar soluções de qualidade para o seu público.
Nos últimos anos, porém, a empresa vem se mostrando atenta a temas sociais importantes e se posicionando corajosamente como uma marca consciente, inclusiva e moderna.
Em 2015, a campanha do Dia dos Namorados intitulada “Toda Forma de Amor” apresentava casais heterossexuais e homossexuais trocando abraços e presentes da marca.
O vídeo causou polêmica entre grupos conservadores, mas acab
Um dos cases mais recentes foi a campanha do Dia dos Pais de 2018 em que um comercial foi feito apenas com atores negros. O vídeo no YouTube recebeu uma onda de “deslikes” e comentários negativos questionando a proposta de “diversidade da empresa”.
Um dos pontos mais importantes para o crescimento exponencial d’O Boticário foi a diversificação dos seus canais de venda. Dessa forma, a empresa não apenas “cerca” o seu público, mas se torna apta a atender pessoas com contextos e comportamentos de consumo diferentes.
Sua loja virtual, por exemplo, apresenta um sofisticado sistema de geolocalização encarregado de comissionar revendedoras que se encontram dentro de um raio de distância baseado no CEP do comprador.
Esse tipo de recurso garante que os diferentes canais de venda não compitam entre si, mas se auxiliem mutuamente.
Atualmente, a marca O Boticário conta com um portfólio de produtos com cerca de 600 itens classificados em cuidados para o corpo, tratamentos faciais, protetores solares, maquiagem, perfumes, desodorantes, sabonetes e shampoos, sendo esse o seu principal ramo de atividades e uma referência nacional e internacional no segmento.
A incorporação de outras marcas também faz parte da sua estratégia de diversificação. A Eudora, por exemplo, atende um público com um perfil etnográfico distinto do cliente padrão d‘O Boticário, a The Beauty Box é uma multimarcas que também oferece cosméticos importados e a Vult tem um posicionamento jovem e popular.
Essa variedade de categorias beneficia o cliente que procura por outros tipos de solução, mas seu principal propósito é acompanhar a expansão do negócio.
Quando uma empresa cresce e passa a atingir mais pessoas, a segmentação se torna inevitável. A organização é obrigada a atender essas novas demandas para manter o seu ritmo de crescimento.
É importante ressaltar, porém, que marcas distintas exigem modelos de negócio e estratégias de Marketing diferentes. É como se cada uma delas passasse a ser uma empresa por si só. O resultado pode ser espetacular, mas exigirá muitos investimentos e desafios de gestão.
Como você pode ver, existem inúmeros elementos que fazem da estratégia d’O Boticário um grande sucesso e, entre eles, descobrimos uma verdade incontestável: a empresa sempre sonhou alto e soube se beneficiar, com profissionalismo, de todas as oportunidades que surgiam ao longo de sua caminhada.
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