O mundo dos Nutricosméticos

Tratamentos de alta performance com estimuladores de crescimento capilar, antienvelhecimento, anticelulite, rejuvenescimento da pele estão atraindo cada vez mais adeptos dos nutricosméticos.

Falamos muito sobre os padrões de beleza impostos pela sociedade, porém o conceito da “beleza de dentro pra fora”, vem ganhando muito mais força e visibilidade graças ao movimento de feminismo, com isso os nutricosméticos vem conquistando cada vez mais o mundo dos cosméticos, graças às promessas de uma pele hidratada e com aspecto jovial, um cabelo natural, sedoso e brilhante, unhas fortalecidas e um corpo saudável.

Conforme explica a nutricionista da Hinode Carol Mota, os nutracêuticos ou as conhecidas “pílulas da beleza” são produtos destinados ao uso oral, comercializados na forma de pílulas, alimentos, bebidas, balas, cápsulas, etc. “O objetivo é fornecer de forma rápida e prática substâncias com propriedades antioxidantes, como vitaminas, minerais, aminoácidos e compostos bioativos, que ajudam a reduzir a formação de radicais livres no organismo e previnem o envelhecimento precoce e danos à pele, unhas e cabelos. .”, explica.


Atualmente, podem ser encontrados no mercado produtos adequados para todas as faixas etárias e necessidades, dependendo da condição patológica e biológica do indivíduo. No entanto, não é recomendado o uso sem orientação médica ou nutricional, pois cada fase da vida adulta e o idoso possuem necessidades e indicações nutricionais diferentes. Apesar de serem naturais, devem ser sempre consumidos nas doses indicadas para não causar problemas como quantidades de hipervitaminose.

Atuação específica

Resultados preliminares foram mostrados após 4 semanas de uso para o volume de linhas finas e rugas, e outras substâncias que podem desempenhar um papel importante na melhora da textura da pele. Por exemplo, no caso da celulite, após seis meses de uso contínuo. Os resultados podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da capacidade de absorção do corpo e da finalidade do nutracêutico utilizado. Este é um mercado em crescimento e expansão devido à consciência da necessidade de desenvolver bons hábitos e buscar uma vida saudável. Para Fabrízia Berbert, gerente de marketing da Lowell Cosméticos, o aumento da demanda por nutracêuticos ajudou a torná-lo um mercado mais democrático e menos elitista.


Vale lembrar que, muitas vezes, a popularidade pode não ser pelo preço, mas pelo aumento da conscientização sobre os benefícios desses produtos e os efeitos da aplicação adequada. Atualmente, estamos vivenciando cada vez mais pessoas se adaptando a esse universo com foco não só na beleza, mas também na saúde e com o propósito de retardar o envelhecimento e proporcionar uma melhor qualidade de vida. “Com a rotina diária atual das pessoas, mesmo com uma alimentação moderada, a correria do dia a dia torna quase impossível suprir todas as necessidades de vitaminas que o corpo precisa; e por causa dos padrões de beleza atuais, mesmo paradigmas surrados – como as transições capilares – os nutracêuticos são em última análise, representa um poderoso aliado nas rotinas de beleza e cuidados pessoais”, observa Fabrízia.


A Lowell Caps, por exemplo, é uma cápsula para crescimento capilar do segmento profissional com Biotina Potencializada, capaz de promover o crescimento de até 4 cm. ao mês, fornecendo aos cabelos os nutrientes necessários para que os fios fiquem fortes, saudáveis, resistentes e brilhantes. “Além disso, age diretamente na revitalização e no rejuvenescimento da pele e no endurecimento e fortalecimento das unhas, de forma 100% natural, sem contraindicações ou efeitos colaterais indesejados, como ganho de peso, acne ou alergias”, explica Fabrízia. “Após 15 dias, já é possível sentir os fios mais fortes, resistentes e saudáveis”, complementa a executiva.

Perspectivas do segmento
Na Europa, Ásia e Estados Unidos, os nutricosméticos são consumidos há anos em grandes quantidades, nas mais diversas formas de apresentação. De acordo com a pesquisa realizada pela SPC Brasil e Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 70% das mulheres estão mais preocupadas em melhorar e manter sua aparência física entre 18 e 34 anos. 


Entre os mercados em ascensão está o de nutrição esportiva, que cresce cerca de 8% ao ano e com projeção de atingir R$ 2,5 bilhões em 2022, segundo dados da Euromonitor. Já no segmento de Suplementos Dietéticos no Brasil, prevê-se um crescimento de 4%, podendo atingir até 2022 a marca de R$ 3 bi.


Mas os números nem sempre foram tão positivos. Como lembra a gerente de Marketing e Vendas da Jeunesse, Paloma Doro, entre 2014 e 2017 houve uma pequena variação global negativa nas vendas de produtos premium desse segmento e aumento do giro de produtos na categoria massiva. Agora, com a retomada econômica, é esperado um aumento na procura de itens premium. “O que popularizou a procura por produtos nutricosméticos foi a mudança de comportamento na jornada do consumo, em que hoje já é possível encontrar itens para todos os bolsos”, explica. “Todavia, aqueles com maior complexidade em sua produção, com ingredientes diferenciados, tecnologias ainda não disponíveis no Brasil, tornam o produto com maior valor agregado, mais suscetível a taxas de importação e, consequentemente, com posicionamento de preço maior no mercado ao consumidor final”, pondera a gerente. 


A pesquisa científica e investimento em tecnologia transferem inovação e revolução a esse mercado: produtos com testes comprobatórios e de eficácia que vêm transformando o conceito de beleza. Agora não apenas o uso tópico de produtos ou intervenções em alguns casos, mas de fato, surge uma nova geração de cosméticos de uso oral. “Estes são encarados como tratamentos de alta performance cujos ingredientes ou substâncias, ao serem ingeridas, possuem potencial de clareamento cutâneo, proteção contra os fatores de estresse ambientais, estimuladores de crescimento capilar, antissinais de envelhecimento, anticelulites, regeneração da pele, potencialização do bronzeado, entre tantos outros”, lembra Paloma.

Novas formulações
A mudança de cultura, a preocupação com a beleza e o envelhecimento da população são os precursores do fortalecimento da categoria nutricosméticos, pois apresentam nutrientes nas fórmulas, que associadas a vitaminas, minerais e outras substâncias combatem as carências nutricionais diárias, a oxidação dos tecidos (envelhecimento) e ajuda na manutenção e reparação da saúde e beleza do rosto e corpo.


Entre as novidades desse mercado está a utilização de cafeína como um termogênico natural, logo auxiliador na queima de gordura corporal da Hinode. Há, ainda, o óleo de prímula e borragem que auxiliam na hidratação da pele, sintomas da TPM e menopausa. Para fortalecimento de unha e crescimento de cabelo, a empresa de venda direta apresenta sua linha de nutricosméticos com biotina, zinco e ferro, por exemplo. Já formulações que têm como princípio o peptídeo de colágeno hidrolisado que, além de auxiliar no fortalecimento de unha e cabelo, também auxilia na saúde da pele diminuindo rugas e marcas de expressão através da formação de colágeno e elastina, ganham mais destaque entre as mulheres consumidoras.


De olho no potencial desse segmento, a Jeunesse investe em pesquisa científica e novas formas de embalar seus produtos nutracêuticos. “No Brasil, em média, são vendidos três Naära por minuto, o que torna o produto o nosso best seller nacional. Compramos 500 toneladas de colágeno para suprir a demanda de consumo de nosso top of mind na Jeunesse do Brasil. Globalmente, o Reserve, é o item mais comercializado da linha, que além de trazer a inovação e tecnologia na sua composição, também possui embalagem para ‘qualquer hora, em qualquer lugar'”, explica Paloma. 


Já a Mantecorp Skincare aposta no lançamento de Nouve e Nouve Biotin, produtos com ação antienvelhecimento e fortalecimento de unhas e cabelos, respectivamente, tanto para prevenção como para tratamento. O primeiro combina colágeno hidrolisado, vitaminas e minerais de forma sinérgica para garantir uma ação antienvelhecimento para a pele, enquanto Nouve Biotin combina biotina com vitaminas e minerais que contribuem para o fortalecimento do cabelo, evitando a queda e favorecendo o crescimento de novos fios, além do estímulo da produção de queratina das unhas, evitando também a descamação. Todos esses benefícios foram comprovados em estudos clínicos acompanhados e relatados em pacientes durante 90 e 120 dias de uso.

Desempenho e ações
De acordo com o diretor de Marketing da IQVIA, Rodrigo Kurata, os números dos nutricosméticos no último ano (base julho/2018) contempla 8,65 milhões de unidades vendidas, com um montante de R$ 460 milhões. “O segmento nutricosmético no canal farma cresce 9,9% em unidades e apenas 0,9% em valor a preço consumidor, ou seja, registra um trade down de preço, já que o preço médio do segmento caiu 8,2% no último ano”, explica Kurata.


Aos varejistas, o diretor deixa uma recomendação: primeiramente, disponibilizar este segmento nas prateleiras das lojas. “Ainda há uma restrição grande na positivação deste segmento na maioria das farmácias brasileiras”, diz. Em segundo lugar, ele ressalta que é preciso comunicar adequadamente o shopper sobre o uso e benefícios deste produtos para melhor positivação da categoria. 


Compartilhando da mesma opinião, a gerente de Marketing da Jeunesse complementa sobre a importância de aprimorar o conhecimento nesse segmento, investir em formação e pesquisa, aproximar-se dos especialistas da área da saúde. “Manter-se informado é fundamental e o varejista deve compreender que se trata de uma venda consultiva, personalizada e não como um fim em si mesma”, diz Paloma.


Para a nutricionista e assessora em desenvolvimento de nutricosméticos da Buona Vita, Luisa Wolpe Simas, entre as linhas de produtos com perspectivas positivas para o próximo ano estão os fitoterápicos, o colágeno hidrolisado e também produtos que prometem fotoproteção oral e detoxificação.


É importante, ainda, trabalhar em conjunto com fornecedores que sejam parceiros transparentes, que apresentem testes de eficácia, laudos dos produtos, registro pelo órgão competente, como exemplo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além de produtos de qualidade, como a forma química do nutriente, os ingredientes que compõem esses produtos, assim como os reais benefícios que eles podem proporcionar.

Fontes: http://www.cosmeticanews.com.br/leitura.php?n=nutricosmeticos-beleza-que-aflora&id=7713