Explorando a Vanguarda do Design Perfumado: Os Frascos Inovadores – Parte Quatro

Damos continuidade à nossa fascinante jornada pelo mundo dos frascos de perfume, agora adentrando a quarta parte de nossa série. Prepare-se para ser surpreendido por mais três exemplares que desafiam os limites do convencional e encantam pela sua inovação.

Nesta etapa, apresentaremos os frascos concebidos por mentes visionárias como Thomas Heatherwick, responsável pela criação de uma obra de arte em vidro para Louboutin. Em seguida, mergulharemos na essência do ‘Totem’, uma colaboração entre Nendo e Kenzo, que nos leva a explorar novos horizontes sensoriais.

E não poderíamos deixar de lado o encanto único do Miu Miu Eau de Parfum, criado por Daniela Roche Andrier. Com uma abordagem ousada e distinta, este frasco encapsula a essência da marca em um design que transborda elegância e modernidade.

Junte-se a nós nesta jornada emocionante enquanto desvendamos os segredos por trás desses frascos revolucionários e celebramos a união harmoniosa entre arte, perfume e design.

 

Thomas Heatherwick, para Louboutin, 2016.

Quando se tratou de projetar a embalagem para sua estreia em fragrâncias, Christian Louboutin admite que Thomas Heatherwick não estava no topo de sua lista. ‘Tenho que ser muito honesto, a primeira pessoa em que pensei foi o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer’, confessou Louboutin na época. ‘Eu sempre admirei seu trabalho, mas naquele momento ele tinha 102 anos. Então a segunda pessoa foi Thomas. Seu trabalho me fascina.’ O briefing era simples: criar um conjunto marcante e único de recipientes arquitetônicos para os três perfumes que eles encerram. ‘Eu nunca conseguia entender por que as embalagens eram tão feias’, lamentou Louboutin. ‘Para mim, cada canto do objeto precisa ser levado em consideração.’

Christian descreveu a maneira arquitetônica como ele estava pensando sobre o esmalte de unha e a embalagem do batom e como ele pensava em todas essas garrafas como uma cidade, lembrou Heatherwick do primeiro encontro da dupla.

Durante nossas primeiras discussões, nós éramos como crianças; era como um jogo de tênis de mesa na forma como estávamos lançando ideias. Christian foi muito aberto e generoso comigo e me permitiu brincar com a ideia de fragrância e como ela poderia ser traduzida em um objeto.’

 

‘Totem’, por Nendo, para Kenzo, 2015.

Dizem que nunca se deve julgar um livro pela capa – nem mesmo um perfume pelo seu frasco – mas às vezes a tentação é simplesmente irresistível. Ter um frasco e uma fragrância igualmente cativantes ajuda a evitar qualquer viés. Com esse objetivo, o estúdio japonês liderado por Oki Sato, Nendo, se uniu à casa de moda parisiense Kenzo para criar o visual – e o logotipo – da nova fragrância unissex da marca renomada.

Um frasco de vidro roxo escuro em forma de um pequeno totem.

Contém os três novos aromas da Kenzo, criados para e inspirados por uma geração de globalização. Onde gerações anteriores sentiam diferenças de nacionalidade, idioma e religião de forma mais aguda, explica a Nendo, a geração mais jovem de hoje tem comparativamente menos divisões culturais para atravessar, desfrutando de um maior senso compartilhado de identidade.

Descritos como ‘uma nova tribo’, as três colônias únicas são modeladas nos antigos totens dos nativos americanos; uma estrutura simples que representa uma identidade e tem o poder de reunir pessoas. Como os monumentos de madeira que os inspiraram, o frasco é feito de vários segmentos de diferentes formas e tamanhos, empilhados para criar um design sólido e monolítico.

 

 

Miu Miu Eau de Parfum, 2015.

Daniela Roche Andrier – a criadora por trás da fragrância floral – e Miuccia Prada criaram o primeiro perfume da marca em 2015, (que foi subsequentemente seguido por duas iterações, L’Eau Bleue e L’Eau Rosee). O primeiro evocava o espírito feminino jovem da Miu Miu.

Andrier combinou notas florais de acorde de lírio do vale, jasmim, rosa e notas verdes com uma fração de akigalawood extraída do óleo de patchouli para criar uma fragrância complexa e sedutora que se abre com sugestões frescas e apimentadas, antes de se desenvolver lentamente em algo mais sofisticado com o calor do agarwood.

A textura ondulante do frasco do perfume – representada de forma marcante em um azul-claro e vermelho-rubi – canaliza de forma sutil, mas sólida, as bolsas de couro matelassé da Miu Miu. Acentuado por um stopper translúcido e vermelho brilhante, o frasco captura perfeitamente a imagem exuberante da maison.